O Projeto Nossa Casa


Nossa Casa

O projeto Nossa Casa nasceu em 2011 e traz no título, o desejo de criação de um espaço coletivo no qual possamos pensar por meio das Artes as dimensões simbólicas de nossas moradas: o corpo, a escola, a família, a cidade, o país, o planeta, o universo e muitos outros espaços nos quais podemos habitar e vivenciar como lugar do Lar.

Sob orientação e supervisão da docente do curso de Licenciatura em Artes Visuais Dália Rosenthal, o Ateliê Nossa Casa se foca na prática transdisciplinar a partir de uma integração entre o Ensino das Artes, a Educação Ambiental e a Cultura de Paz.

Como Ensino das Artes entendemos a prática de reflexão e criação a partir da exploração do sensível no exercício do conhecer e do fazer artístico. Como Educação Ambiental buscamos trabalhar uma consciência de comunhão entre o ser humano e a natureza no entendimento do estar e do pertencer a um contexto de vida integrado no qual nos inserimos e agimos. Já a Cultura de Paz reflete-se na busca pelo diálogo com as diferenças que se expressam na cultura de cada povo, família e indivíduo em uma troca contínua de saberes e viveres que nos lançam para uma dimensão de liberdade com amplitude e cooperação.