quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Olha o convite da nossa exposição. Venha participar com a gente!


Nosso último encontro!


O nosso último encontro do segundo semestre de 2014 no Ateliê Nossa Casa foi um momento de novas experimentações. Depois de conversarmos um pouco sobre o nosso caminho por esses meses, e das crianças destacarem como ponto de ligação entre nossos vários encontros a "natureza" e "os diferentes modos de pensar sobre as coisas, diferentes universos", elas se dividiram entre as "estações de trabalho" que já estavam montadas. Todas elas já tinham se apresentado em algum momento do nosso percurso. Nenhuma era uma novidade. A surpresa, todavia, estava no novo encontro com esses materiais: o fogo, a argila e os materiais variados entre areias, grãos, etc.

Cada um escolheu o que mais chamou a atenção. Com o movimento do encontro alguns decidiram experimentar os materiais das outras mesas também. Por fim, foram as mesas que pareciam terem se misturado.































A experimentação cresceu. Cuidadosamente supervisionadas as crianças se encantaram pelos modos do fogo no papel, criando novas formas para suas composições feitas com o giz de cera derretido. 








Outras, começaram a unir partes dos encontros anteriores, como por exemplo as mensagens da aula passada, mas agora sobre o suporte do papel. 


Nesse último encontro pudemos nos lembrar de outros momentos não apenas pelos depoimentos iniciais. Alguns alunos decidiram se dedicar a outras formas das propostas iniciais, tal como a criação dos nossos planetas. E como se trata de um modo de ver, como foi colocado pelas crianças, quem disse que o planeta tem que ter uma forma só? Sobretudo, quem inventou que todo habitante dele precisa ser igual?




segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Nossas mensagens!

Na aula passada já tínhamos trabalhado com a argila. No entanto, os alunos ficaram livres para fazerem suas experimentações, sem muitas instruções técnicas. Hoje, retomamos o material, mas de um modo um pouco diferente.

No início do encontro a educadora Bruna conversou com os alunos a respeito das mensagens deixadas por alguns modos e o modo como essa escrita difere do tão comum papel e caneta. Muitas delas são feitas por imagens gravadas em superfícies de barro, como mostram algumas imagens vistas em aula.






Porém, criar essas superfície não é uma tarefa tão simples e necessita de alguns cuidados técnicos. 

Quais seriam esses cuidados?

A partir dessa pergunta os alunos foram levados a observar os trabalhos que produziram na aula anterior, atentando para alguns detalhes. Por que alguns tinham rachado depois de secarem? Por que algumas partes não fixaram? 





Após uma conversa gostosa, cada criança foi convidada a criar sua própria placa com uma mensagem. Para tanto, cada uma recebeu instruções passo a passo de como preparar uma superfície de argila para sua "escrita". O primeiro desafio foi o de tirar todo ar do material, sovando o barro. Essa primeira etapa rendendo um exercício físico interessante e divertido para os pequenos.












Em seguida, eles abriram as massas de argila com os rolos disponibilizados. Cortaram nas dimensões que desejaram e começaram suas gravações.













Alfabetos ao contrário, escritas antigas e palavras inventadas. Desenhos e símbolos de todo o tipo foram algumas das imagens que surgiram no nosso encontro de hoje.