sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Uma viagem a vista!

Com ajuda das educadoras os elementos começaram a serem inseridos na base da nave e ela começou a tomar forma: ganhou uma porta lateral, os diferentes assentos foram afixados, os controles foram dispostos na parte da frente e o motor, juntamente com o purificador de ar, foi acoplado. O início da engrenagem de trabalhos demorou um pouquinho, já que no início alguns alunos pareciam tímidos em interferir em um aspecto da nave construído a partir da dedicação de outro colega. Sobretudo, ao que pareceu, porque alguns estiveram ausentes no encontro de hoje. Aos poucos as devidas apropriações foram feitas e tudo incluído. Começou-se então a subir as laterais e as pinturas foram retomadas no intuito de dar as diversas partes um sentido de todo.











Dar formar tridimensional à estrutura que até o momento fora tão somente plana e havia se tornado corpórea apenas no campo da imaginação não foi uma tarefa fácil. Tendo em vista que o nosso material base foram caixas de papelão, o desafio de tornar as dobras menos “dobráveis” e criar uma estrutura mais firme foi o empenho de Carol, que era uma das poucas alunas maiores que se dedicou ao projeto nesse dia. Juntamente com os alunos menores que completavam a superfície branca com seus rolinhos com tinta na cores azul, vermelho e um pouco mais de branco. No exercício de criar a imagética do nosso transporte espacial, criaram ainda mandalas em papel prateado, que foram distribuídas interna e externamente. Esses detalhes permitiram que todos fossem incluídos no trabalhos, realizando não apenas a empreitada da nave espacial, mas também aquilo que mais gostavam. Ana Júlia deixou bem claro: “eu gosto mesmo de construir os detalhes”.  







 


Detalhes em papel ou em tecido.
Detalhes que fizeram a nave ser também "nossa casa".


 


 



A nave então cresceu e tornou-se nave. Para além da viagem que foi construí-la, em breve entraremos nela para ver até onde nos levará.













Está quase na hora de embarcar.

Apesar da intenção de concluir o nosso meio de transporte para chegarmos aos nossos planetas, o reencontro com as partes construídas na última terça-feira fez com que novas ideias surgissem. Entre elas, foi nítido o desejo de dar a nossa nave espacial um acabamento bem realizado. Antes então de organizar todos os elementos interiores, o alunos se dedicaram a um grande trabalho de pintura atenta da superfície interna do transporte.









 









Enquanto isso, alguns alunos trabalhavam em um "aprimoramento" das partes tecnológicas da nave. Tudo isso com um plano em mente: reunir tudo no nosso próximo encontro.